Navegando Pelas Adversidades de cuidar de um Pug!

O Pug é um cachorro braquicefálico. Cães com esse problema tem características físicas marcantes que surgem como[…]

O Pug é um cachorro braquicefálico. Cães com esse problema tem características físicas marcantes que surgem como consequência do formato do seu crânio, cujo formato é mais curto que o considerado normal. É por isso que, se fizéssemos um raio-X de Pug, a raça poderia ser facilmente definida pela cabeça bem arredondada, o focinho achatado com narinas mais estreitas, palato mole (região do céu da boca) e os olhos arregalados que parecem saltar para fora. Pug com focinho longo não é uma possibilidade. Um estudo científico divulgado recentemente aponta que os cães da raça pug enfrentam problemas de saúde tão graves que “não podem mais ser considerados um cachorro típico do ponto de vista da saúde”.

No geral, os pugs são cerca de 1,9 vezes mais propensos a ter um ou mais distúrbios registrados em um único ano em comparação com outras raças, as descobertas não são uma surpresa para Myfanwy Hill, uma cirurgiã veterinária que trabalha na Universidade de Cambridge, “o problema é que você tem um cachorro com um crânio menor, mas nada mais nesse cachorro ficou igualmente menor”, diz a mesma.

Hill diz que as pessoas que compram cães o fazem “de boa fé” e é importante “não atribuir culpa”, mas há coisas que podem ser feitas pelos donos de pugs que já existem, como procurar diminuir sintomas de dificuldades respiratórias, respiração ofegante excessiva ou muito barulho durante a respiração.

Nos meses do verão, os pugs correm mais risco de desenvolver problemas relacionados ao calor porque têm menos vias aéreas — portanto, precisam ser mantidos em locais mais frescos, diz ela.

E enquanto os “corpos em forma de barril são realmente fofos”, o controle do peso é importante porque “um pug com excesso de peso corre um risco ainda maior”. “Os animais têm pensamentos e sentimentos próprios. E precisamos garantir que eles tenham uma vida longa, feliz e saudável”, acrescenta Hill.

Comments are closed